Heresia (Heresy) - S.J. Parris
Editora Arqueiro
Ano de Lançamento: 2010
Ano de Lançamento no Brasil: 2011
Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião? À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes. Sobre a autora: S. J. Parris é o pseudônimo de Stephanie Merritt. Nascida em 1974, ela trabalhou como crítica e articulista em diversos jornais e revistas, bem como no rádio e na televisão. Atualmente, escreve para The Observer e The Guardian e vive no sul da Inglaterra com o filho.
Recebi esse livro em parceria com a Editora Arqueiro e um dos lançamentos de Abril da editora. Assim que eu vi a capa, antes do lançamento, fiquei super curiosa para ler e até comentei nesse post aqui.
Ele me chamou a atenção por falar sobre a Inquisição e também sobre Giordano Bruno e sua teoria de que o universo é infinito. Sempre gostei desses assuntos, principalmente fatos relacionados com Ciências e as teorias de antigos filósofos, cientistas e etc.
A autora fez uma grande pesquisa sobre a vida de Bruno e escreveu um livro de ficção muito bem detalhado e baseado em fatos reais da vida dele.
A Inglaterra por volta de 1530 era um país anglicano, religião que o Rei Henrique VIII fundou para que ele pudesse casar novamente, já que a igreja Católica e o papa proibiram de ele se casar novamente sem ser viúvo. E todos os ingleses teve que mudar de religião, deixar de ser católico e ser protestante
A história do livro mostra esse fato, uma Inglaterra protestante na época de Elizabeth I, filha do segundo casamento do rei Henrique VIII. Só que muitos ingleses não deixaram de ser católicos e se encontravam clandestinamente para a missa.
Bruno chega a Oxford para descobrir sobre os papistas que agiam secretamente por lá e ele se interessa pela missão proposta pelo chefe do serviço de espionagem real por que acredita que um livro secreto, que ele muito procura, está lá.
No mesmo dia que chega em Oxford acontece um assassinato e Bruno fica intrigado com isso e começa a investigar por conta própria. E claro ele descobre muitas coisas que o faz se meter em mais enrrascada. E todos esses assassinatos acontece em nome de uma religião.
Já vimos e ainda vemos muitas histórias que acontecem em nome da religião, onde todos acham que estão certos e agem conforme eles acham que devem ser.
Gostei do livro, só achei a leitura muito demorada mais acho que por falta de costume, já que hoje em dia leio muito livros sobrenaturais e não estou mais acostumada com tantos nomes e explicações. Para quem gosta de bom suspense, que tem a mente aberta para a religião e gosta de um bom suspense é uma ótima leitura.
Ele faz parte de uma trilogia sobre as aventuras de Giordano Bruno e com certeza vou ler os outros:
1 - Heresia (Heresy) - 2010
2 - Prophecy - Lançamentos nos EUA Março de 2011
3 - Ainda não publicado.
Ei Nataly,
ResponderExcluirEu achei muito interessante a história, gosto do estilo e é mais lento mesmo. A gente anda lendo tanto YA que quando agarra com um livro quase surta ne rsrsrs.
E o final é bom? Pq estes livros "a la Dan Brown" as vezes é muito bom e no final decepciona rs.
bjo
ei Nat,
ResponderExcluiresse livro parece ser bem interessante, gosto de histórias nesse estilo.
Eu também tenho lido muito YA sobrenaturais e estou afim de ler outros estilos, kk
Anotado a dica. ^^
beijos.
Ei Nataly!
ResponderExcluirFazendo coro às meninas, quando a gente foge do sobrenatural estranha o 'andar' da história, né?!
Eu vi este livro na livraria e fiquei bem curiosa...
Gosto do suspense ^^
Valeu a dica!
Bjins querida
a previsão para o 2º livro aqui só ano q vem afffffff
ResponderExcluireu adorei tb a pesquisa da autora.. na verdade acho o máximo qdo um autor consegue fazer isso mesclar o real com a ficção e fazendo vc se perguntar afinal o q aconteceu ou não..
eu até q estou acostumada com os livros assim.. mas esse demorou um pouco para 'ação' acontecer.. e por isso q pode ter achado isso tb.. espero q no próximo a autora ñ deixe se perder :)
Curioso a Luciana Dias ter ganhado esse livro na promo daqui né. Ela adora esse tipo de leitura. Tomara que ela tb goste.
ResponderExcluir