quarta-feira, 25 de março de 2015

As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch


Título: As Mentiras de Locke Lamora
Título Original: The Lies of Locke Lamora
Autor: Scott Lynch
Editora: Arqueiro  
Ano de Lançamento: 2006    
Ano de Lançamento no Brasil: 2014
Número de Páginas: 464







Recebi em parceria com a Editora Arqueiro.

As Mentiras de Locke Lamora é o primeiro livro da série Nobres Vigaristas, publicado pela Editora Arqueiro em 2014.

Nessa história vamos conhecer Locke Lamora, que faz parte de um grupo chamando Nobres Vigaristas. Eles vivem na cidade de Cammor, uma cidade medieval cortada de  rios e rodeada pelo o mar.  O submundo de Cammor é controlado  por Capa Barsavi

Lucke desde de pequeno gosta de aprontar, principalmente no lugar onde cresceu, o Morro das Sombras, onde ele morava junto com outras crianças órfãs. Aliciador era o responsável pelo o local e quando os órfãos crescem com uma certas especialidades eles o vende. Foi o que aconteceu com Lucke, Aliciador percebeu que o garoto tinha um talento especial e resolveu vendê-lo para padre Correntes.

Padre Correntes é o sacerdote cego da Casa de Perelandro, mas na verdade ele não é cedo e sim comandava os Nobres Vigaristas, ladrões de Cammor que roubam dos ricos e acumulam fortunas para eles próprios viverem em conforto,  embaixo de Perelandro. Eles são treinados não apenas na arte de roubar, e sim educados para serem perfeitos em qualquer papel que desempenharem. Locke é o novo integrante dos Nobres Vigaristas e precisa aprender a trabalhar em equipe com seus novos companheiros: Calo, Galdo, Pulga e Jean.

Uma das aventuras desse primeiro livro da série é o plano de Locke e seus amigos para roubar Dom Lorenzo Salvara. Ele é um importante nobre da cidade de Cammor e possui uma grande fortuna. O plano era perfeito e tudo corria a mil maravilhavas, mas Locke não reparou que outras pessoas o observavam ou que inimigo que queria eliminá-lo em busca de prêmio bem maior. Ele terá de usar toda a astúcia do mundo para sobreviver a essa cruzada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Locke Lamora é muito inteligente, sarcástico e cínico, acho  que é um dos personagens mais sagaz que já conheci. E, ao mesmo tempo ele possuí um charme irresistível. Os capítulos se intercalam entre o passado, com a infância de Locke, e o presente,  com o desenvolvimento de um novo plano dos Nobres Vigaristas, o de roubar o riquíssimo  Dom Lorenzo.

Em minha opinião, achei a  narrativa um pouco lenta, o que deixou a história um pouco entediante. Por ser um livro de ação, esperava algo mais ágil. Aventuras não faltam na história, mas é cheia de detalhes e com uma narrativa  um pouco arrastada, que para mim não funcionou e eu demorava horas para ler algumas páginas.  Mas, apesar disso achei a narrativa bem inteligente, com uma história original e bem criativa.

Estou achando que esse não era o momento para eu ler o livro, por isso vou dar outra chance mais para frente, pois a história me agradou o que não me agradou foi a narrativa um pouco arrastada demais.

Recomendo a leitura para quem é fã de fantasia e aventura. O livro apresenta uma história original e diferente, afinal de contas, vamos conhecer os Nobres Vigaristas, que são uns ladrões bem espertos, que roubam dos ricos para ajudar eles próprios.  

A série Nobre Vigaristas será composta de sete livros e mais um livro extra com dois contos. Todos os livros  apresentam uma história independente, não precisando ler o primeiro livro para ler os outros.


Série Nobres Vigaristas


1 - As Mentiras de Locke Lamora - 2014 - (The Lies of Locke Lamora - 2006)
2 - Mares de Sangue - 2014 (Read Seas Under Red Skies - 2007)
3 - The Republic of Thieves (2015)
4 - The Thorn of Emberlain (ainda não foi lançado)
5 - The Ministry of Necessity (ainda não foi lançado)
6 - The Mage and the Master Spy (ainda não foi lançado)
7 - Inherit the Night (ainda não foi lançado)
The Bastards and the Knives (ainda não foi lançado)​ - Livro extra com 2 contos.



6 comentários:

  1. Oi, Nataly! Olha, parece que esse livro deixou um pouquinho a desejar mesmo, mas é bom reler, pois às vezes mudamos de opinião em uma segunda leitura (eu estou com alguns livros aqui que preciso reler por conta disso também. rs). Quando vi esse livro pela primeira vez no Skoob, até que fiquei interessada, mas li a resenha do segundo livro da série (sem spoilers) e a história não parece melhorar. Com certeza um livro de ação deve conter menos descrição e mais... bom, ação. haha Acho que desanimei de vez com a série. Uma pena, pois ela tinha todos os elementos pra ter dado certo!

    ResponderExcluir
  2. Nataly!
    Gosto de livros de aventura e ação, mas com narrativa arrastada nem combina, né?
    Não li ainda nenhum livro da série, mas até daria uma chance mais para frente também, porque meu momento são livros mais ágeis.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nataly!
    Gosto bastante de livros de aventura, mas o tantão de páginas numa narrativa que não flui, é mesmo complicado.
    Bacana que apesar de ser uma série com 7 livros eles podem ser lidos de maneira independente sem comprometer a aventura.
    Meu momento continua sendo suspense rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que vejo essa série da Arqueiro! Esse livro não me agradou tanto, porque livros de ação com uma narrativa cansativa não é para mim. Eu adorei o personagem, pois eu amo personagens que são sarcásticos!

    ResponderExcluir
  5. Caramba!!! Gosto muito de livros desse gênero e confesso que nunca tinha ouvido falar da série, mas fiquei tentada a coloca-la na minha listinha. Parece ser uma história interessante, original e, sem dúvidas, gostosa de se ler. O fato de ele misturar tantos gêneros em um só livro me deixou curiosa para saber o que acontece! Beijos e tenha uma ótima semana


    :D

    ResponderExcluir
  6. Narrativas lentas são complicadas, ainda mais quando esperamos que as coisas sejam um pouco mais rápidas, né? Mas gosto do gênero, embora nunca tenha lido nada da série. Adorei a resenha e já fiquei curiosa para saber mais sobre ela.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo