quinta-feira, 17 de julho de 2014

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde




Título: O Retrato de Dorian Gray
Título Original: The Picture of Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Penguin Companhia
Ano de Lançamento:1891
Número de Páginas: 264





O Retrato de Dorian Gray é um clássico da literatura que merece ser lido por todos!

A história se passa no fim do século XIX e tem como cenário a cidade de Londres, em uma Inglaterra aristocrática.

Dorian é um rapaz de 18 anos, pertencente à alta burguesia. Como era comum para aquela época, especialmente para aqueles pertencentes às classes mais abastadas, ele estava sendo retratado por um pintor. Este se chamava Basil Hallward e era um profissional dedicado, inspirado e competente, porém ainda desconhecido pela sociedade mundana.

Em uma de suas sessões como modelo para o quadro de Basil, Dorian conhece o Lorde Henry Wotton, cujas conversas e teorias venenosas sobre a vida acabam por influenciar drasticamente a sua vida.

Ao se ver finalmente retratado no quadro de Basil, ele deseja, do fundo da sua alma, que o quadro envelheça em seu lugar e que ele continue sempre jovem. Contudo, com o passar do tempo, o quadro passa a refletir não a deterioração de sua beleza, mas a decadência do seu caráter.  

O romance fala sobre a manipulação e degradação humanas. Dorian Gray sempre foi um rapaz inocente, até ser despertado por lorde Henry, sobre sua juventude e beleza, e o quanto isso é passageiro. Henry é um hedonista, uma pessoa que prioriza o prazer. Encantado com as palavras do Lorde Henry, Dorian, ao ver seu retrato, deseja que o quadro envelheça em seu lugar.

A história é uma metáfora sobre a vida, os valores e a moralidade. Apesar da história ter mais de 100 anos, podemos perceber uma grande crítica a sociedade daquela época. Uma critica que serve perfeitamente para a sociedade de hoje. Uma história que nos leva a refletir sobre a vida que levamos e que nos leva a pergunta: como seria minha alma retratada?  Se eu tivesse um quadro como o de Dorian Gray, como seria?

Lorde Henry é um manipulador, aquela pessoa que adora provocar e criticar a sociedade hipócrita, em qual vive,   de uma forma cínica. E muitas vezes, as pessoas nem percebem que estão sendo criticadas. Não se preocupa com o certo e errado. Foi o personagem que achei mais interessante e inteligente. Ele manipulava Dorian com suas opiniões sarcásticas.

Dorian, que era um rapaz ingênuo, se torna uma pessoa cruel, imoral e hipócrita. Ele era amado pela sociedade, por ser uma pessoa culta, agradável e  divertida. Mas, como na maioria das vezes, as aparências enganam, ele só tem  a aparência de bom moço. Ele levava, em segredo, uma vida bem  fútil e pervertida.

Uma história rica em palavras  e com uma grande profundidade. Uma trama que  apresenta valiosos ensinamentos. Na minha opinião, é um livro que deve ser lido várias vezes, pois a cada leitura com certeza iremos aprender e absorver novos ensinamentos.

Leitura mais que recomendada!




4 comentários:

  1. É impressionante como um livro antigo é tão relevante ainda hoje. O que a história retrata é um lado da "humanidade", algo que não envelhece e não perde o sentido com o tempo.
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer Dorian Gray, mas estou muito animada.
    Os personagens são extremamente bem construídos e a trama, envolvente. A mensagem também é bacana, pois faz refletir e pensar sobre nossas próprias ações.
    Espero conseguir ler um dia desses.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. OI!
    Amo os clássicos da literatura, tenho como um exemplo para os futuros escritores, esse parece ser bom, mas exige calma e entendimento para ler, e importante para comprendar a mensagem que passa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nataly!
    Tive a oportunidade de ler esse livro alguns anos atrás e tb assisti duas versões para o cinema.
    Sua resenha é mais do que perfeita!
    Um livro que faz refletir e um livro atemporal com personagens bem construídos e marcantes.
    Um clássico!
    Bjss e ótima semana pata todos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha me apaixonado pelo livro por uma outra capa e até o adicionei no skoob mesmo sem saber d que se tratava a história, mas agora então, com certeza farei de tudo para tê-lo; o mais "engraçado", é que não preciso ser para para pensar o quanto nossa sociedade não evoluiu do tempo do Dorian aos dias de hoje. Amei.

    Bjsss Nataly...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo