segunda-feira, 28 de julho de 2014

Escravas de Coragem - Kathleen Grisson


Título: Escravas de Coragem
Título Original: The Kitchen House
Autor: Katheleen Grison
Editora: Arqueiro

Ano de Lançamento: 2010
Ano de Lançamento no Brasil: 2014
Número de Páginas: 331





Recebi em parceria com a Editora Arqueiro.

Escravas de Coragem é uma história belíssima sobre a época da escravidão. Um dos lançamentos de Maio da Editora Arqueiro.

 Nessa história vamos conhecer Belle, uma jovem de dezoito anos, filha bastarda do dono da fazenda , o Capitão. Ela vive na casa da cozinha,  e é responsável pelas refeições dos senhores da fazenda que moram na casa-grande.

Belle cresceu junto com a família de Mama Mae e Papa George. Os dois são escravos da casa-grande e possuem 4 filhos. Lavínia, com apenas oito anos,  foi comprada pelo capitão como escrava. Ela é irlandesa e perdeu toda sua família na travessia do oceano para os EUA.

Assim que chega na fazenda, ela vai morar com Belle que no começo rejeita a garota. Depois de um tempo ela começa a considerar a menina como sua filha. Lavínia logo em seguida faz amizade com a família de Mama Mae.

A história se passa em um período de 19 anos  (1791 - 1810).Lavínia foi criada com os escravos e os considera da família. Ao mesmo tempo ela foi se envolvendo com a família do Capitão, onde foi bem aceita por ser branca. Depois de alguns anos, ela terá que decidir: em qual lado ela deverá ficar?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Adoro livros que retratam a época da escravidão, apesar de ser um tema muito triste. Escravas de Coragem retrata muito bem esse tema e as diferenças raciais da época.

Narrativa em  primeira pessoa, com os capítulos se alternando  sob o ponto de vista de Lavínia e Belle.  As duas personagens tem a personalidade fortes e bem interessante. Propositalmente, tem alguns erros de português no decorrer do texto, para demonstrar a forma de falar dos escravos. Achei bem interessante esse detalhe.

No decorrer da narrativa podemos acompanhar o crescimento e amadurecimento de Lavínia, que pena que a personagem em um certo momento perde sua personalidade  forte e vira uma pessoa fraca e submissa. 

A leitura é envolvente e flui de forma rápida. Quem gosta de uma história dramática vai adorar essa história. Pois, tudo o que você pode imaginar, acontece. Todos os personagens são forte e interessantes. Os meus preferidos foram Mama Mae e Papa George, dois personagens cheios de coragem e carinhosos com todos ao seu redor.

O mais interessante é que autora no final do livro, dá a impressão que a história pode ser verdadeira. E acho que isso é possível, pois naquela época muitas tragédias e histórias tristes aconteceram. Achei a capa linda e combina perfeitamente com o enredo.

Única coisa que não gostei do livro foi o final, que foi um pouco rápido demais. E também torci muito para acontecer algo que não aconteceu. Quem leu o livro vai entender sobre o que estou falando.

Uma história interessante que retrata sobre as diferenças sociais e suas consequências. 

Leitura recomendada!







4 comentários:

  1. Eu gosto muito de histórias que se passam nessa época, mas quando retratam a escravidão chega a me dar um nó no estômago.
    De qualquer forma, esse livro parece muito bom, tanto na premissa, quanto na construção dos personagens marcantes.
    Não sei se correria para comprar (rs), mas com certeza leria se tivesse a oportunidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nataly!
    Desde o lançamento fiquei interessada nesse livro, uma história dramática, envolvente e emocionante.
    Gostei de saber que os personagens são fortes, bem costruídos e que a narrativa é fluída e interessante.
    Na torcida para ler em breve ;)
    Li 12 anos de escravidão e gostei bastante apesar de que chorei quase metade do livro :/
    Essas narrativas são mesmo emocionantes!
    Bjss e ótima semana para todos

    ResponderExcluir
  3. Sabe Nataly, eu acho que estou descobrindo que gosto mais de livros desse gênero que de terror como pensava, ele está se igualando aos de ficção e ação. Amei sem contar que a capa é belíssima; confesso que compro livro por capas kkkkkk.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já tinha visto esse livro, não me atraiu tanto, mas me pareceu uma história agradável. Gosto de história de época, com pontos fortes daquele século onde tudo se desenrola, no caso deste livro é a escravidão, mesmo que ela não seja retratada com tanto precisão e clareza, creio que é uma parte chave.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo