sábado, 20 de outubro de 2012

Marina - Carlos Ruiz Záfon

Editora Suma de Letras
 Ano de Lançamento:1999
Ano de Lançamento no Brasil: 2011
Título Original: Marina
 Número de Páginas: 189

Em maio de 1980, desapareci do mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. (…) Uma semana depois, um policial à paisana teve a impressão de conhecer aquele garoto; a descrição batia. O suspeito vagava pela estação de Francia como uma alma penada numa catedral de ferro e névoa. O policial me abordou com uma de romance de terror. Perguntou se meu nome era Óscar Drai e se era o rapaz que havia sumido sem deixar rastros do internato onde estudava. (…) Na época, não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se acendeu de novo como uma ferida aberta.


Marina é o primeiro romance que leio do escritor Carlos Ruiz Zafón e fiquei encantada com sua narrativa e quero muito ler sua outras obras publicadas no Brasil.

Óscar Drai é um adolescente que vive em um colégio interno na cidade de Barcelona, na Espanha. Ele sempre aproveitava seu tempo livre para passear no bairro próximo do colégio, o Sarriá. E um dia, em um desses passeios, ele se depara  com uma mansão meio abandonada e acaba conhecendo Marina.

Marina é uma jovem garota que vive com seu pai, Gérman, na mansão abandonada. Óscar fica encantado com Marina e com seu pai e começa a frequentar a casa como se fosse um membro da família.

Um dia Marina propõe uma aventura para Óscar: visitar o cemitério de Sarriá. Lá, Mariana mostra para ele uma mulher que diariamente vai visitar um túmulo sem inscrição e colocar uma rosa vermelha dele.Ela sempre está com o rosto encoberto com um capuz e toda vestida de negro. Quem seria está mulher?

Curiosos para desvendar este mistério, eles decidem seguir esta mulher e descobrir que segredo ela guarda, porque o túmulo não tem nenhuma inscrição? Por que ela precisa se esconder, andando toda coberta?

Achei a história incrível e com um grande toque de suspense e terror que te deixa um pouco apavorado. Mas a história também apresenta um  pouco de drama, romance e ficção científica e sem estragar nada da narrativa, tudo na medida certa. E a cada capítulo somos surpreendido e a história vai tomando um diferente do que estávamos pensando no momento anterior.

 Durante a leitura você vai se envolvendo com a história, com os personagens e com a bela narrativa do autor. Ele descreve Barcelona de uma forma que faz você ficar encantado com a cidade e com vontade conhecer as ruas e o bairro citados.

O final é triste, mas não deixa de ser uma linda história infanto-juvenil  que eu recomendo para todas as idades. 


3 comentários:

  1. Parece ser um livro bem misterioso em envolvente
    Fiquei bem curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse autor deve ser interessantíssimo, tenho muita curiosidade de ler os livros dele. E esse Marina parece espetacular, e fico imaginando alguém produzindo um filme sobre sua história.

    abraços,
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que bom que vc gostou Naty. Tb foi meu primeiro livro do autor e adorei. Apaixonante!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo