quinta-feira, 14 de julho de 2011

Destino - Ally Condie

Destino(Matched) - Ally Condie

 Editora Suma de Letras
Ano de Lançamento: 2010
Ano de Lançamento no Brasil: 2011
 Número de Páginas: 240

 Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.



A história se passa no futuro onde tudo é controlado pela Sociedade: o que você come, se você quer um Par ou ser solteira, toque de recolher, etc. E o seu par é selecionado conforme seu genes para não acontecer de ter doenças, já que elas foram erradicadas.

O livro começa com Cassia e Xander e seus familiares indo para o Banquete do Par, que ocorre sempre quando alguém completa 17 anos e lá eles vão conhecer o  seu futuro companheiro para a vida toda. No Banquete, tudo ocorre bem para Cassia, pois seu Par é o Xander, seu melhor amigo. 

Mais tudo acontece quando Cassia vai assistir o microcartão com as informações sobre seu par a imagem de Xander pula para de um outro garoto, Ky, que é vizinho deles. E com isso Cassia começa a ficar confusa entre Xander e Ky.

No futuro a sociedade escolhe: onde você mora. O que você come. Onde você trabalha. Como se diverte. Com quem você se casa. Quando você morre.

Eu estava adorando o livro, da sociedade controlar tudo e as pessoas viverem como uma robô sem questionar nada e eu achava que Cassia iria começar a questionar bem mais do que ela questionou na história toda mas de repente o livro muda de rumo e começa um lado mais romântico, Cassia confusa sobre quem ama ou quem deve ficar.

Nasce uma paixão entre Ky e Cassia e eles não podem demonstrar nada pois a Sociedade controla tudo. Mais, sinceramente, o amor entre eles não me convence e achei o Ky meio sem graça. Você conhece o cara a vida toda e de repente só porque você viu a foto dele e descobre que ele tem um história, você se descobre apaixonada pelo o cara? Coitado do Xander, rs

Mais não odiei o livro, gostei da parte da Sociedade controlar tudo, me lembrou muito Feios (Scott Westerfeld) e espero, que o segundo livro melhore bastante e também que explique mais sobre a sociedade e como chegou a esse ponto de tudo ser controlado. 

Trilogia Destino:
1 - Destino (Matched)
2 - Crossed (Lançamento Novembro/2011 nos EUA)
3 - Ainda sem título, previssão de lançamento Novembro 2012



6 comentários:

  1. Sabe que não tenho vontade de ler destino?O livro parece otimo, o tema é interessante mas nao tenho vontade de ler...

    Fellipe- All About Me
    http://www.danifuller.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas não é primeira vez que eu vejo comparar com Feios e eu pretendo ler Feios antes, nem sei porque.
    Eu não gosto muito quando romances mudam todo o rumo de uma história =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu nao li Feios, mas sei da historia e pela sua resenha tb achei que fosse parecido, ate vc confirmar. Nao sabia q vc ja tinha lido Feios. Legal.
    Bem...esse livro ja ta na minha lista. Quero ler e assim como vc acredito que os demais explicarao mais e quem sabe ira te surpreender ne? :)
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Ei!
    Tb achei que a história lembrou Feios, mesmo não tendo lido Destino ainda.
    Acho que vou esperar o lançamento do próximo livro.
    Romance não convence? Não goste ¬¬
    Bjins

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro!
    E quero ler Feios também, ainda não li, mas Feios já tá na minha estante, tô só esperando um momento para ler!

    Bjus
    Gisele
    http://www.dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi Nat,

    o blog está super diferente e eu gostei bastante. ^^

    Eu não fui muito com a cara desse livro, acho mesmo que tenho um pé atrás com livros futurísticos, srsrsr.

    beijos. ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo