terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Menino dos Fantoches de Varsóvia - Eva Weaver



Título: O Menino dos Fantoches de Varsóvia
Título Original: The Puppey Boy Of Warsaw 
Autor: Eva Weaver
Editora: Novo Conceito  
Ano de Lançamento: 2013
Ano de Lançamento no Brasil: 2014  
Número de Páginas: 400






Recebi em parceria com a Editora Novo Conceito.

Nessa história vamos conhecer o garoto Mika que vivia com sua família judia na cidade de Varsóvia, na Polônia. Seu avô acabara de ser promovido professor universitário e para comemorar comprou um novo casaco sob medida.

Quando a Segunda Guerra Mundial atingiu Varsóvia, os judeus foram impedidos de circular na cidade. Foram retirados de suas casas e tiveram que viver em um lugar isolado, chamado de Gueto. Depois de um tempo o avô de Mika morre. Mika começa a usar o casaco do seu avô e descobre que ele está cheio de compartimentos  com várias coisas escondidas como retalhos, papel machê e etc.  Ele acha muito estranho.

Um dia ele acaba entrando na dispensa onde seu avô ficava muito tempo trancado e descobre um monte de fantoches fabricados por ele. E esses brinquedos viram os novos companheiros de Mika. E entre eles tem um que chama à atenção do garoto: o fantoche "O Príncipe", que vira seu melhor amigo.

Com o tempo, Mika e sua prima Ellie começam a se apresentar para distrair a população que vivia no Gueto. Se apresentavam em hospitais, orfanatos, em algumas festas, etc. Um dia, Mika foi pego por um soldado alemão,o  Max. Ele obrigou o garoto apresentar o espetáculo dos fantoches para um grupo de soldados alemães por pelo menos uma vez por semana.

Mika ficou com medo e se sentia muito mal por dar diversão para os soldados que maltratava seu povo. Mas, um dia ela começou a perceber que essa poderia ser uma grande oportunidade para fazer algo diferente e ajudar algumas pessoas. Usando os fantoches  e casaco para distrair os soldados alemães, Mika se tornou um rapaz corajoso  e destemido que fez uma grande diferença para um grupo de pessoas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando eu recebi da Editora Novo Conceito o livro O Menino dos Fantoches de Varsóvia me interessei pelo o tema. Só que imaginei que a história seria meio que juvenil e não muito dramática. Me enganei e fui surpreendida com essa história tocante.

O livro apresenta uma história muito tocante, realista e baseada em fatos reais. A narrativa é rica no vocabulário e nos detalhes. Além de Mika, a história apresenta outros personagens, uns realmente  fizeram parte da história como o  responsável por cuidar do orfanato que existia no Gueto.

Apresenta um texto maduro divido em três partes e em uma das partes conhecemos o ponto de vista de um soldado alemão. Gostei desse fato, assim temos a visão dos dois lados da história. Muitas vezes julgamos os alemães pelo o nazismo, mas muitos soldados eram pessoas que tinham uma vida normal e que foram convocados a lutar.

Não tem como não se emocionar e encantar com essa história. Deveria ter uma adaptação para o cinema. Essa história vai ficar muito tempo guardada em minha memória. Esse é o primeiro livro da escritora alemã Eva Weaver.

Recomendo a leitura!


6 comentários:

  1. Ainda não tinha visto nada sobre esse livro, Nataly. Parece ser muito bom, já gosto muito de livros ambientados na Segunda Guerra Mundial. Li alguns e não me canso. Com certeza darei uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que vejo do livro e fiquei encantada.. eu gosto razoavelmente de livros que se passam na segunda guerra.. e gostei bastante da ideia desse.. quero conhecer Mika.. e seus bonecos..

    ResponderExcluir
  3. Oi Nataly!
    Me interessei muito pelo livro, as narrativas que se passam naquele período são emocionantes e reflexivas levando sempre a questionamentos da crueldade que o homem é capaz contra o seu semelhante.
    Sua resenha me fez ficar absolutamente interessada pelos fantoches do menino e amei o casaco com compartimentos. Histórias dentro da história!
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nataly, essa história parece ser muito bonita! O que será que ele conseguiu transformar com os seus fantoches? Com certeza deve ter abrandado os corações daqueles soldados, resgatado o seu lado humano, por vezes esquecido por conta da guerra e o que ela obriga as pessoas a fazer. Não dava nada pelo livro, mas agora irei adicioná-lo à minha meta de leitura. Amei!

    ResponderExcluir
  5. Tudo que tem a ver com a 2° guerra me interessa e ser uma história desse tipo me interessa mais ainda! Parece ser super bonita a história, de muita coragem do menino, espero que ele consiga passar uma bela mensagem pros soldados.

    beijos
    Conheça meu blog ;D Pobre Leitora

    ResponderExcluir
  6. Há tempos desejo esse livro Nat, a capa, o título...tudo nele parece ser tão curioso. Me interessei logo de cara.
    A resenha dele ficou muito bacana e achei legal de você pensar uma coisa e ser outra, mas no bom sentido. Por ser baseada em uma história real, esse drama parece prometer fortes emoções. Acho que estou pronta para ele, haha <3

    Beijooos
    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo