sexta-feira, 8 de maio de 2015

Na Ilha - Tracey Garvis Graves





Título: Na Ilha
Título Original: On The Island
Autor: Tracey Garvis Graves
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2012
Ano de Lançamento no Brasil: 2013
Número de Páginas: 288










Na Ilha é um dos lançamentos de 2013. Um linda história de sobrevivência e que também apresenta um lindo romance. Vamos conferir o que achei:

O livro conta a história de Anna Emerson  e T.J. Callahan. Anna foi contratada pelo os pais de T.J. para ser sua professora particular  nas férias de verão nas Maldivas. Ela trabalha como professora de inglês, tem 30 anos e namora há 8 anos com John  e sonha em casar e ter filhos. Mas, John parece não compartilhar dos meus desejos de Anna, que vai aproveitar esta oportunidade em que vai ficar distante de John e repensar na relação.

T.J. é um adolescente de 16 anos com um câncer em remissão e como perdeu muitas aulas seus pais decidem que ele tem que passar as férias estudando para recuperar o tempo perdido. Mas, tudo o que ele quer é viver uma vida normal como sair com os amigos, frequentar festas e conhecer muitas garotas.

Juntos eles partem para Maldivas para encontrar os pais de T.J., mas algo acontece e o hidroavião deles cai em pleno mar e eles vão parar em uma ilha deserta onde eles terão que aprender a sobreviver dia após dia.

E juntos eles vão passar por diversas adversidades e apesar da diferença de idade uma grande amizade nasce entre eles e conforme os dias e anos vão passando, um novo sentimento começa a ser desenvolvido.

Será que eles conseguirão sobreviver na ilha ou irão sucumbir aos perigos? Ou eles conseguirão voltar para casa um dia?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na Ilha me chamou à atenção por causa de sua sinopse, mesmo parecendo ser uma história clichê e lembrando o filme Lagoa Azul e posso dizer que não me arrependi da escolha.

Os capítulos são intercalados com a narrativa de Anna e T.J., assim tornando a história mais dinâmica  e assim conhecendo  um pouco mais sobre eles e tendo um visão completa da história. E nos capítulos narrados por T.J., podemos perceber o quanto ele é bem maduro em relação a sua idade.

Anna é uma personagem guerreira e diferente de muitas mulheres e me identifiquei com ela. Anna  não  deixa se abater e junto com T.J. arma um plano de sobrevivência na ilha, sempre um apoiando o outro quando necessário. A amizade entre eles vai crescendo e aos poucos Anna começa a perceber que ele não é mais aquele adolescente o qual ela conheceu.

A sinopse pode até lembrar o filme A Lagoa Azul, mas não a história não se parece com nada do filme. T.J. e Anna terão que lutar muito para sobreviver em uma ilha desabitada, sem alimentação ou água potável, enfrentar tubarões, mosquitos, sol e tempestades e tudo isso sem nenhum recurso com os quais estamos acostumados.

A narrativa é envolvente e li rapidamente. Eu torcia para que eles conseguissem sair da ilha e também para que eles se envolvessem logo. Gostei da forma como a autora conduziu a história. E tem uma reviravolta que achei assim, meio fantasiosa, mas mesmo assim interessante.

Algumas pessoas podem ter preconceito ao ler a sinopse e perceber a diferença de idade dos protagonistas, mas T.J. é tão maduro para sua idade que logo você esquece que ele ainda é um adolescente. E também idade é uma coisa irrelevante, pois tem pessoas mais velhas que são imaturas como uma adolescente.

A história já tem os direitos de publicação vendidos e em breve deve virar filme. Estou ansiosa para assistir a adaptação e espero que seja fiel ao livro. Na verdade eu li o livro me imaginando na ilha...não sou doida, só me imaginei nadando, naquele mar de água transparente e na cor azul-piscina, junto com os golfinhos...

Recomendo a leitura, com certeza um dos livros mais interessantes que li em 2013!







5 comentários:

  1. Oi Nataly!
    Eu já tinha visto esse livro, mas nem sabia a sinopse... A história parece ser bonita e envolvente, mas não fiquei muito curiosa e nem sei o motivo. Gostei bastante da sua resenha!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nataly!
    Li esse livro emprestado em dezembro e pensava que fosse um livro adolescente desses que a gente lê descompromissadamente de uma sentada.
    Mas me surpreendi e me encantei.
    Eu sempre busco por particularidades dos personagens secundários e nesse livro quase que todo é focado nos protagonistas, eu me envolvi que nem senti falta de outros personagens.
    Anna e T.J. são adoráveis.
    A capa está bem inserida na narrativa lembrando a imensidão inclusive de sentimentos e sensações.
    Ansiosa pela adaptação cine.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah sinceramente eu sou meio preconceituosa em relação a mulheres mais velhas e homens mais novos. Tipo eu não julgo ninguém, mas não posso dizer que acho isso bonitinho, porque não acho. Mas né, cada um é cada um. Depois de ler o livro quem sabe mudo de ideia.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que tem capítulos intercalados entre os personagens, porque assim dá para conhecer mais afundo os dois. Já vi muita gente falando bem desse livro, então é claro que estou morrendo de vontade de ler. E a capa é linda, né? Me encantei logo de cara. Não li nenhum que tratasse de um romance nessas condições, então vai ser algo diferente para mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Li na ilha e também achei ótimo. Confesso, que quando vi a sinopse tive um pouco de preconceito. Mais com o desenrolar da história isso veio por terra. Me peguei torcendo por eles e fiquei mais feliz com o final. Super recomendo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo