terça-feira, 8 de novembro de 2011

Os Pilares da Terra - Volume I - Ken Follett

Editora Rocco
Ano de Lançamento: 1989
Ano de Laçamento no Brasil: 1991
Título Original: The Pillars of the Earth
Número de Páginas: 496

Emocionante, complexo, pontilhado de coloridos detalhes históricos, Os pilares da terra traça o painel de um tempo conturbado, varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural. A figura que melhor expressa os ideais que inspiraram Ken Follett a escrever este livro é Philip, prior de Kingsbridge, um homem que luta contra tudo e todos para construir um templo grandioso a Deus. Mas a galeria de personagens que gravitam em torno da catedral inclui Aliena, a bela herdeira banida de suas terras, Jack, seu amante, Tom, o construtor, William o cavaleiro boçal, e Waleran, o bispo capaz de tudo para pavimentar seu caminho até o lugar do Papa, em Roma. Como painel de fundo, uma Inglaterra sacudida por lutas entre os sucessores prováveis ao trono que Henrique I deixou sem descendentes. Épico que consegue captar simultaneamente o que acontece nos castelos, feiras, florestas e igrejas, Os pilares da terra é a recriação magistral de uma época que nossa imaginação não quer esquecer. 

Esse livro sempre me chamou a atenção pelo o fato da história se passar no século XII, adoro esses assuntos, principalmente quando retrata épocas medievais. O livro é dividido em dois volumes.

Durante o decorrer do primeiro volume o autor nos apresenta vários personagens e durante a história suas vidas vão se cruzando. Conhecemos personagens memoráveis e adoráveis, e outros que vamos odiar muito.

A história se passa em uma época onde a Igreja era o poder na vida social das pessoas, só que durante a leitura vamos descobrir que nem todos os padres, bispos, etc são pessoas honestas e honradas.

O sonho de um dos personagens, o Tom Construtor, era construir uma catedral. O livro começa com a história dele e sua família. Em uma de suas andanças, a procura de um novo emprego, ele conhece Ellen e seu filho Jack. Ellen tem um segredo e muitos a chamam de feiticeira e tem medo dela.

Depois conhecemos a história de Aliena, seu irmão Richard e seu pai que é um conde. William ia casar com Aliena mas ela recusou o pedido de casamento e com isso ele e sua detestável família decidem se vingar da família de Aliena. 

A história também relata sobre a vida dos monges em uma época a igreja predominava e que nem tudo era flores nesse mundo e só poucos são boas pessoas, como o monge Philip.

Gostei muito da personagem Aliena, que parecia ser uma garota mimada mais que dá a volta por cima e mostra ser uma pessoa muito guerreira. Odiei muito William e estou torcendo para que no segundo volume do livro ele se de muito mal.

O livro é cheio de descrições, principalmente da construção da catedral.  Apesar de ser um livro retratado na época medieval, a leitura fluí e você se envolve com a narrativa e com os personagens. Eu estou curiosa para ler o segundo volume e saber o desfecho de cada personagem.

Recomendo a leitura para quem gosta de bom livro e principalmente de livros históricos.



4 comentários:

  1. Nataly,

    parece ser meu estilo... Estou sentindo falta de ler algo hist.

    AMEI a resenha.

    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nataly, gostei muito da sua resenha. Pena que livros sobre epocas medievais nao prendam muito a minha atencao, por isso sempre deixo esses livros para depois. Tenho que le-los em uma epoca que estiver inspirada. rs.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Nataly!

    Eu gosto de livros assim.
    Eu não conhecia a história de Pilares da Terra.
    Tenho um livro do autor, que comprei quando estava em promoção. Ainda nem li =P
    É mundo sem fim.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. Eu nao sei se gostaria de ler o livro, apesar de ter assistido a série e amado. Acredito que o livro seja muito melhor. Quem sabe um dia entra pra minha pilha de 'vou ler' :)
    bjos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo