domingo, 3 de junho de 2012

A Passagem - Justin Cronin

 Editora Arqueiro
Ano de Lançamento: 2010
Ano de Lançamento no Brasil: 2010
Título Original: The Passage
Número de Páginas:816
 Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.


A Passagem, de Justin Cronin é uma história sobrenatural diferente. Na contra-capa temos uma declaração de Stephen King dizendo que é uma "história de vampiros que você não pode perder" e concordo com ele.

A história começa com a personagem principal da história, Amy, uma garotinha de 6 anos de idade, filha de uma mãe solteira e que é abandonada em um convento. Ela é a única criança a ser recrutada por dois agentes, Wolgast e Doyle, para ser cobaia em um experimento com um vírus.

Ela é a 13º a ser recrutada e é a única criança, os outros são ex-presidiários condenados a morte. Mas tudo começa a sair errado e as 12 cobaias fogem e começam a matar as pessoas e criar novos seres como eles. E assim dá início ao fim do mundo ou será dos EUA, durante a história não dá para perceber...

Depois do início dessa epidemia, o governo dos EUA cria uma colônia onde são levadas crianças que ainda não foram contaminadas. Esta colônia é cercada por vários muros, com vários vigias e a noite várias luzes eram acendidas para manter os virais afastados. Mas até quando isso poderá manter eles afastados dos sobreviventes? 

Depois de quase 100 anos dessa epidemia, conhecemos os vários personagens que vivem nesta colônia: Peter, Theo, Alicia, Sara, Michael, Maus, Caleb e muitos outros. Um dia, uma jovem andarilha aparece na colônia e tudo começa a mudar, as pessoas mudam de comportamento e alguns descobrem que a andarilha não era tão jovem assim e que talvez ela possa ser a resposta para tudo. E assim, alguns moradores começam uma jornada pela país a procura desta resposta, enfrentando vários virais e contratempos.

O livro tem 816 páginas de uma história rica em detalhes e complexa. Os vampiros são bem diferentes do que vemos por aí em outras histórias. Eles são maus, feios e não são nada glamourosos como Drácula ou Lestat, na verdade, eles até parecem zumbis só que mais ágeis.

Demorei um pouco para ler pois eu não queria me perder no meio de tantos detalhes e personagens. A história de prende de início ao fim, você sofre junto com os personagens, torce por eles e fica assustado com o que pode acontecer na escuridão.

Como é uma trilogia muita coisa não foi explicada neste primeiro livro e creio que muitas respostas estarão nos próximos dois livros que ainda não foram lançados. O final do livro me deixou com aquele gosto de quero mais e com aquele pensamento: o que será que aconteceu com aqueles personagens naquela cena final?

Vai ser gravada um versão cinematográfica de A Passagem e com certeza vou querer assistir. Espero que seja uma boa versão do livro.

Livros da trilogia:

1 - A Passagem - (The Passage - 2010)
2 - The Twelve (Previsto para 16/10/2012 nos EUA)
3 - The City of Mirrors (Previsto para 2014 nos EUA)

4 comentários:

  1. Nataly,

    tbém gostei muito deste livro.
    Só não sabia as datas dos lançamentos dos demais, como vai demorar para chegar aqui.


    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Ei Nataly!
    Tb demorei um pouco a ler pelo mesmo motivo.

    Tb aguardo o próximo volume e o filme.

    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa é realmente uma estoria diferente eim
    Juntar vampiros com uma criança é algo bem inusitado

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Nataly,

    Eu amei este livro, estou muito curiosa para ler o próximo, mas realmente tem tantos detalhes que acho que terei de reler este quando lançar o próximo rsrs.

    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo