EditoraMartin Claret
Ano de Lançamento:1811
Ano de Lançamento no Brasil: 2009
Título Original: Sense and Sensibility
Número de Páginas: 298
Na Inglaterra, no século XIX, as
irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas
propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para
um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não
faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de
tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de
enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja
casando-se por conveniência.
Recebi em parceria com a editora Martin Claret.
Esse é o segundo livro que leio de Jane Austen, não gostei tanto como gostei de Orgulho e Preconceito, mas é uma leitura agradável e encantadora.
Nessa história conhecemos a família Dashwood, composta pela mãe e as irmãs filhas Elinor, Marianne e a caçula Margaret, o Sr. Dashwood falecerá e seu último pedido foi que o primogênito John, do seu primeiro casamento, cuidasse das irmãs, filhas do seu segundo casamento.
John acaba se mudando para a casa onde o pai morava e não ajuda as irmãs como foi prometido e assim elas acabam se mudam e vão morar em um chalé, quee de um parente da Sra. Dashwood, que fica em outra cidade. Lá Marianne e Elinor conhecem o amor mas até chegar ao final feliz elas vão sofrer um pouquinho.
O título do livro é sobre a personalidade das duas irmãs, uma é diferente da outra: Elinor é mais racional e Marianne vive mais intensamente suas emoções. Para quem não está acostumada a ler livros antigos, pode achar a leitura um pouco maçante, de fato é, pois não estamos mais acostumados com uma linguagem complexa.
Durante a leitura torci para Elinor ficar com um certo personagem que eu acho que combina mais com a personalidade dela e para Marianne eu torcia para que ela deixasse de ser sentimental demais...e não gostei do final destinado a ela. Quem leu o livro vai entender sobre qual personagem estou falando.
Antes de ler esse livro, eu já tinha assistido várias vezes a versão cinematográfica e durante a leitura eu lembrava cada cena do filme e cenário e estou com vontade de assistir novamente e também quero assistir a versão da rede de televisão BBC, que já produzido vários séries baseadas nos livros de Jane Austen.
Para quem nunca leu Jane Austen recomendo ler primeiro Orgulho e Preconceito que é um romance mais intenso e inesquecível. O Razão e Sensibilidade foi o primeiro romance da escritora.
oi Nat,
ResponderExcluirnunca li esse livro, ou se li não me lembro, hauahua.
Ainda vou ler Jane, quero conhecer sua escrita. ^^
beijos.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNunca li nada da autor
Mas desde que assisti orgulho e preconceito fiquei com muita vontade
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Ei Nataly!
ResponderExcluirEu quero ver a versão cinematográfica!!!
Eu gostei do livro, mas Orgulho e Preconceito ainda é meu preferido.
Bjins
Hunnn ainda não li esse livro =D mas tenho muita vontade! Li dois da autora: Orgulho e Preconceito e Persuasão, e confesso que o segundo me ganhou mais do que o primeiro =D
ResponderExcluirBeijos,
Nanie - Nanie's World
Morro de vontade de ler esse livro!!! Já assisti ao filme e adorei. Sem falar que os livros da Jane Austen são incríveis!!!
ResponderExcluir