quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Razão e Sensibilidade - Jane Austen

EditoraMartin Claret
Ano de Lançamento:1811
Ano de Lançamento no Brasil: 2009
Título Original: Sense and Sensibility
Número de Páginas: 298
Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja casando-se por conveniência.


Recebi em parceria com a editora Martin Claret.

Esse é o segundo livro que leio de Jane Austen, não gostei tanto como gostei de Orgulho e Preconceito, mas é uma leitura agradável e encantadora.

Nessa história conhecemos a família Dashwood, composta pela mãe e as irmãs filhas Elinor, Marianne e a caçula Margaret, o Sr. Dashwood falecerá e seu último pedido  foi que o primogênito John, do seu primeiro casamento, cuidasse das irmãs, filhas do seu segundo casamento.

 John acaba se mudando para a casa onde o pai morava e não ajuda as irmãs como foi prometido e assim elas acabam se mudam e vão morar em um chalé, quee de um parente da Sra. Dashwood,  que fica em outra cidade. Lá Marianne e Elinor conhecem o amor mas até chegar ao final feliz elas vão sofrer um pouquinho.

O título do livro é sobre a personalidade das duas irmãs, uma é diferente da outra: Elinor é mais racional e Marianne vive mais intensamente suas emoções. Para quem não está acostumada a ler livros antigos, pode achar a leitura um pouco maçante, de fato é, pois não estamos mais acostumados com uma linguagem complexa.

Durante a leitura torci para Elinor ficar com um certo personagem que eu acho que combina mais com a personalidade dela e para Marianne eu torcia para que ela deixasse de ser sentimental demais...e não gostei do final destinado a ela. Quem leu o livro vai entender sobre qual personagem estou falando.

Antes de ler esse livro, eu já tinha assistido várias vezes a versão cinematográfica e durante a leitura eu lembrava cada cena do filme e cenário e estou com vontade de assistir novamente e também quero assistir a versão da rede de televisão BBC, que já produzido vários séries baseadas nos livros de Jane Austen.

Para quem nunca leu Jane Austen recomendo ler primeiro Orgulho e Preconceito que é um romance mais intenso e inesquecível. O Razão e Sensibilidade foi o primeiro romance da escritora.



6 comentários:

  1. Deve ser um classico bem legal. Mas nao estou em momento de classicos agora. rs.
    Nunca li nenhum livro da Jane Austen. Vou seguir seu conselho e ler Orgulho e Preconceito primeiro.

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. oi Nat,
    nunca li esse livro, ou se li não me lembro, hauahua.
    Ainda vou ler Jane, quero conhecer sua escrita. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada da autor
    Mas desde que assisti orgulho e preconceito fiquei com muita vontade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Nataly!

    Eu quero ver a versão cinematográfica!!!
    Eu gostei do livro, mas Orgulho e Preconceito ainda é meu preferido.

    Bjins

    ResponderExcluir
  5. Hunnn ainda não li esse livro =D mas tenho muita vontade! Li dois da autora: Orgulho e Preconceito e Persuasão, e confesso que o segundo me ganhou mais do que o primeiro =D

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de ler esse livro!!! Já assisti ao filme e adorei. Sem falar que os livros da Jane Austen são incríveis!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo