sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Se Eu Ficar - Gayle Forman





Título: Se Eu Ficar  
Título Original: If I Stay 
Autor: Gayle Forman 
Editora: Editora Novo Conceito 
Ano de Lançamento: 2010  
Ano de Lançamento no Brasil: 2014   
Número de Páginas: 224







Recebi em parceria com a Editora Novo Conceito.
Se Eu Ficar é um dos lançamentos mais aguardados pela Editora Novo Conceito em 2014. Foi um dos livros mais vendidos na bienal de São Paulo.

A história gira em torno de Mia, uma garota de dezessete anos,  apaixonada por música clássica e suas relações com sua família e o namorado Adam. Mia é musicista e gosta de tocar violoncelo.  Por gostar de música clássica sente-se a ovelha negra da família. Seus pais são jovens, alegres e gostam muito de rock.

Adam é o oposto de Mia. Gosta de Rock e é vocalista em uma banda que está começando a fazer sucesso. Mia é uma garota feliz. Até que um dia tudo muda em sua vida. Um alegre passeio familiar vira uma tragédia e a vida de Mia muda radicalmente.

No hospital, em coma, Mia se pergunta:  Se Eu Ficar? E que partir ou ficar só depende dela e de mais ninguém.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma história que com certeza vai te deixar emocionado!

Apresenta um enredo simples, sem muitos detalhes, mas que encanta por sua simplicidade e drama. Narrada em primeira pessoa por Mia, alternando-se com flashback  entre o passado  e o presente com ela no hospital. A história se passa em um período de 24 horas. A história termina de uma forma que deixa a gente ansiosa para ler o segundo livro para descobrir o que acontece.

Através do flashback vamos conhecer o relacionamento de Mia com sua família. Eles são unidos, alegres
 ela se dá muito bem com seu irmão mais novo, o Teddy.  Também, vamos conhecer um pouco mais como ela se apaixonou por Adam e seu relacionamento com ele.

Apesar das poucas páginas, o livro nos leva a refletir sobre a vida. Uma linda história sobre a vida e a morte de uma forma singela. A drama não é rica em detalhes, se concentra mas na decisão de Mia de lutar para viver ou morrer sem lutar.

Fiquei emocionada, mas não a ponto de chorar, em algumas cenas. Principalmente na parte em que ela narra sobre o momento do acidente e o alguns minutos depois.O livro tem continuação e vai ser lançado agora em Outubro pela a Editora Novo Conceito.

Tem o filme baseado na história e já li comentários que acharam o filme melhor que o livro. Acho melhor eu preparar a caixa de  lenços antes de assistir o filme, pois eu me emocionou  mais com cenas de filmes do que com livros.

Recomendo a leitura!

Livros da série Se Eu Ficar:

1 - Se Eu Ficar - 2014 (If I Stay - 2010)
2 - Para Onde Ela Foi - 2014 (Where She Went - 2012)


9 comentários:

  1. Eu precisei mesmo de lenços para o livro, então provavelmente precisarei para o filme também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro, mas achei que fosse gostar muito mais. Em alguns momentos mais pro final já tava achando cansativo. E tb achei muito esquisita a reação da família no hospital, principalmente da avó.
    Dizem que o segundo livro é bem mais legal e que é pela visão do Adam. Vamos ver! :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nataly!
    Li esse livro da Rocco e gostei bastante.
    O filme é bem fiel e até algumas falas são parecidas.
    Acho que a principal diferença está no fato de que no livro a decisão é baseada na vida como um todo, todas as pessoas que amamos, e no filme o mote é mais dirigido para o romance de Mia com Adam. Aliás Adam tem um peso maior no filme inclusive sobre sua família.
    Preferi o livro, mas o final do filme é melhor.
    O segundo livro, Por onde ela foi, é como seria Adam sem Mia? Sobre decisões e conseqüências.
    Beijos e boa semana para todos.

    ResponderExcluir
  4. sabe de uma coisa vou ler esse livro!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Se Eu Ficar é realmente um otimo livro!
    Eu vi eu gostei bastante! Sinceramente a leitura e facil
    e bem agradavel , com uma historia realmente muuuito emociante!
    Quase choreii ,principalmente no final!

    ResponderExcluir
  6. A NC fez um mega marketing com esse livro, pois quando foi lançando anteriormente nem fez muito sucesso como agora.
    Achei a premissa interessante e pretendo lê-lo, mas mais para frente, não é prioridade... bj

    ResponderExcluir
  7. Este livro foi minha melhor e mais triste leitura deste ano. Chorei muito ao ler. Emocionada com o que aconteceu com a personagem. Agora... Não vejo a hora de ler o segundo livro e continuar o meu martírio. Dizem que é ainda mais emocionante que este. To ferrada. Vou chorar novamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oii ! :}
    Sim, ao contrário de você eu chorei sim no livro .. Meu coração ficou na mão o tempo todo, inclusive nas lembranças da Mia com os pais e o Teddy! Também achei a leitura bem leve, e devorei o livro beeem rápido ! Muitas vezes me perdi no mundo da Mia, a autora conseguiu me prender o livro todo. E que final foi esse gente? Quase morri quando vi que tinha acabado, rsrs! To louca pela continuação ..
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  9. Oi Nataly, tudo bom?? menina esse livro está bombando neh?? eu ainda não li esse livro, quero ter ele e a continuação pra poder ler na sequência... Eu achei que seria um livro de nos fazer chorar, pelo tanto que o povo ala, mas pelo que vi em sua resenha talvez nãos eja pra tanto... Minha irmã viu o filme e disse que é mais emocionante que o livro... enfim, espero poder gostar do livro e do desenrolar da história...
    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo