segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff



Título: A Playlist de Hayden
Título Original: Playlist for the Dead
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
 
Ano de Lançamento: 2015
Ano de Lançamento no Brasil: 2015
Número de Páginas: 288




Recebi em parceria com a Editora Novo Conceito.

A Playlist de Hayden é um lançamento de Abril da Editora Novo Conceito. Livro de estreia da autora Michelle Falkoff,

A história tem início quando Sam encontra seu melhor amigo, Hayden, morto. Ele se suicidou, deixando um bilhete e um pen-drive com várias músicas para o seu amigo. No bilhete estava escrito que era para Sam escutar as músicas para entender tudo o que aconteceu, o que os motivos que levou seu melhor amigo a se suicidar. Essa era uma atitude que ele não esperava de seu melhor amigo.

Sam e Hayden são dois garotos tímidos, que gostam de músicas alternativas e rock, viciados em histórias em quadrinhos e vídeo games. São amigos desde crianças e viviam inseparáveis,  pois eles não tinham outros amigos e sempre sofriam na mão dos populares da escola. Principalmente, Hayden, que sempre era humilhado por seu irmão Ryan.

Sam se sente culpado por tudo que aconteceu a seu amigo, pois um pouco antes de sua morte eles brigaram feio. E agora ele tenta descobrir o que realmente aconteceu de fato e tenta adivinhar qual é a mensagem  que está por trás de cada música da playlist de Hayden.  Só que a cada música tocada, Sam percebe que realmente não conhecia o seu melhor amigo e que quase não sabia nada da vida dele.

Um dia ele conhece Astrid, uma garota que diz conhecer Hayden e que era sua amiga. Uma garota bem diferente, de cabelos coloridos, mas Sam nunca a tinha visto com seu amigo. Ele acaba entrando para turma de Astrid e conhecendo um pouco mais a garota misteriosa que não quer contar como foi que conheceu Hayden.

Ao mesmo tempo coisas misteriosas começam acontecer. Alguém usa o nickname de Hayden em um jogo de RPG o qual eles jogavam e se comunica com Sam. Os garotos que comentiam Bullying são atacados um a um. Algo está acontecendo e Sam  está em dúvida:  ele está ficando louco? Ou Hayden está vivo?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O livro A Playlist de Hayden apresenta uma história de leitura rápida e envolvente, com uma narrativa em primeira pessoa. Os capítulos são curtos e cada título é representado por uma música da playlist de Hayden. O enredo apresenta vários temas, alguns polêmicos como o suicídio, Bullying, e outros não polêmicos como a perda e a superação.

Sam é um personagem que foi me conquistando aos poucos, conforme fui conhecendo seus problemas e o Bullying que ele e Hayden sofriam na escola. Astrid já me conquistou logo de cara e gostei de sua personalidade e do seu jeito de ser e conforme vamos conhecendo a personagem vamos percebendo o quanto ela é importante para o Sam e para a história de Hayden.

O que não me agradou na história foi o final e por isso acabei tirando uma estrelinha na pontuação. Achei muito corrido o desfecho da história e senti falta de um prólogo com um período de tempo mais longo e uma explicação mais de detalhada de alguns detalhes.

A história passa uma mensagem importante  e bem interessante sofre as consequências, de atos como Bullying, podem causar em uma pessoa. Ou as consequências de quando é criado em uma família que se importa apenas com filhos vencedores e quem sejam cópias fiéis de seus pais, que não aceitam filhos com gostos diferentes.

Recomendo a leitura, principalmente para o público adolescente.





6 comentários:

  1. Oi Nataly!
    Não conhecia o livro e gostei de cara começando pelo título que achei bem interessante.
    Tem um Q de mistério tb pelo qual eu sou apaixonada.
    Sem falar que bullying é sempre um tema difícil e atual que deve sempre ser colocado em pauta e serve de alerta para todos nós.
    Já coloquei na lista dos desejados.
    Bjs e uma boa semana para todos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, finalmente o meu exemplar chegou e poderei saber a razão do menino ter morrido.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Eu estou afim de ler esse livro á tem um tempinho porque tenho lido muitas críticas boas e também porque o assunto bullyng/suícidio sempre me chamou a atenção.Espero logo lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me atraiu por conta do tema que aborda e é bom ver que você achou a leitura rápida e envolvente, por mais que o final tenha sido corrido. E eu adorei isso dos capítulos serem representados por uma música. Tá na minha lista!

    ResponderExcluir
  5. Então esse enredo não me agradou muito e no momento eu não tenho vontade de ler essa obra. Mas a capa é maravilhosa!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também já li esse livro e tive essa mesma impressão. Eu nem sequer chorei. E uma história para me envolver completamente tem que me deixar bastante emocionada. O que não foi o caso dessa. Achei o livro meio vago em relação a um monte de coisa e por isso não curti. E concordo em relação ao final, foi meio, ah pareceu que ela queria terminar logo a história. E eu gostei muito da Astrid não oh. No começo até que sim, mas depois....

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo