segunda-feira, 10 de junho de 2013

A Lista Negra - Jennifer Brown



Editora Gutenberg
Ano de Lançamento: 2009
Ano de Lançamento no Brasil: 2012
Título Original: Hate List
Número de Páginas: 272

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


A Lista Negra foi uma indicação de uma grande amiga que leu e amou a história e fez questão de me emprestar o livro para eu ler e conferir essa história maravilhosa. Esse é um dos  lançamentos de 2012 da editora Gutenberg.

Em A Lista Negra vamos conhecer a história de Valerie Leftman e de seu namorado Nick. Valerie ou Val sempre sofreu Bullying na escola e para extravasar esses sentimentos de raiva e ódio que ela sentia dessas pessoas ela criou uma lista, a Lista Negra.

Nessa lista ela colocava o nome de todos que ela odiava, aquelas pessoas que sempre caçoavam dela, inclusive o seu pai, pois ela não tem um bom relacionamento com ele e quando ela começou a namorar NicK  a lista começou a ser preenchida pelo os dois, pois ele também sofria de Bullying.

Dia 2 de Maio de 2008 começou como um dia qualquer: Val foi para escola de ônibus escolar, pois não gostava da carona de sua mãe, e como sempre, foi incomodada por  Christy Bruter que quebrou seu MP3. Com raiva, ao chegar na escola Val conta tudo para Nick, que calado foi em direção a Christy, sacou uma armou e atirou nela.

Assustada, Val não sabia o que fazer, pois ela achava que Nick iria tirar satisfação por Christy ter quebrado seu MP3 e não atirar nela e ao mesmo tempo começar a atirar em todo mundo que estava ao redor e ela ficou mais ainda em pânico quando viu que ele estava atirando nas pessoas que estavam na Lista Negra.

Ela jamais pensou que sua lista iria trazer uma consequência tão grave como  matar e ferir várias pessoas e sem pensar ela acaba impedindo Nick de matar Jessica, uma das garotas que ela mais odiava da escola, pulando na frente dela na hora em que Nick atira, assim ele acaba acertando Val e logo após ele se mata.

Passado  cinco meses após essa tragédia, Val tem que voltar à escola e terminar o Ensino Médio. Ela foi investigada e liberada das acusações de ser cúmplice de Nick, mas nem todos concordavam com a investigação da polícia...

Seus amigos não a querem por perto, sua melhor amiga fala com ela escondida de todo mundo, os alunos e professores olham para ela de uma forma estranha  e a única pessoa que demonstrava interesse nela era Jessica.

Em casa a situação não estava melhor pois sua mãe achava que ela poderia fazer algo ruim com os outros ou com ela mesmo, seu pai achava que ela era culpada. E Val ainda continuava apaixonada por Nick, ela não conseguia imaginar que ele era aquela monstro que a mídia mostrava nos jornais e na TV.

E no decorrer da história vamos acompanhar toda essa volta à escola, sua estrutura familiar, a dor de ter perdido a pessoa que gostava e por ter participado de uma grande tragédia e vamos acompanhar também a sua luta para tentar superar tudo isso.

Esse livro me tocou profundamente, apesar de ser uma história fictícia essa é a realidade de muitas crianças e adolescentes e o Bullying já causou várias tragédias no mundo todo, inclusive no Brasil no caso da escola localizada no Realengo, no Rio de Janeiro.

Na minha época escolar não existia o termo Bullying, mas as crianças e adolescentes eram maldosos e os  que tinham gostos diferentes eram xingadas e apanhavam quase todo dia, isso acontecia diariamente com uma grande amiga minha e com minha turma de amigas. E ao ler esse livro eu ficava lembrando dessa época. No decorrer da leitura  fiquei muito emocionada e cheguei até chorar em várias partes, principalmente nas partes finais.

Esse livro deveria ser de leitura obrigatória por todos que estão na vida escolar, pois a história transmite uma grande lição. Val até estava errada em criar uma lista com as pessoas que ela queria eliminar de sua vida, mas isso era uma forma de escape para o ódio que ela sentia dessas pessoas e acrescentar nomes na lista junto com o Nick era um forma de divertimento para ela, mas para ele parecia que não era e ela nunca iria imaginar isso.

Conhecemos Nick  através dos pensamentos de Val e das reportagens da mídia. Conhecemos o seu lado bom e o ruim, com Val ele era uma pessoa carinhosa e não parecia que um dia seria capaz de fazer o que fez. Gostei muito do irmão caçula de Val, ele é um garotinho esperto que  era compreensivo com Val e tentava sempre animá-la.

Gostei muito do livro de estreia de Jennifer Brown e espero ler em breve outro livro da autora.

Recomendo a leitura para todos!


8 comentários:

  1. Sempre falam muito bem desse livro
    Mas ainda não tive oportunidade de ler
    Te indiquei para um meme no meu blog ;)

    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br/2013/06/meme-literario-2-alfabeto-literario.html

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Eu gostei só pela sinopse! Amei muito!
    Depois de ler a resenha, estou querendo ainda mais!!! Entrou pra minha lista, eu terminei a escola ano passado mas gostei muito do enredo!!

    ResponderExcluir
  3. Estava ontem mesmo pensando: "qdo será que a Naty vai postar a resenha de A Lista Negra?"
    :)
    Fico feliz que tenho gostando do livro tanto quanto eu. Tb acho que a leitura deveria ser obrigatória nas escolas.
    Na minha época o bullying que existia era pinto comparado ao que há hj em dia. Minha filha tb foi vítima de bullying. Um dos motivos que nos fez mudar do Rio.
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Uau que historia! Nunca tinha parado para ler a sinopse ou alguma resenha do livro e não sabia que se tratava de uma historia de Bullying e suas consequências. Com certeza uma leitura obrigatória.

    ResponderExcluir
  5. Ei Nataly!

    Tenho muita vontade de ler este livro.

    Pois é, na nossa época o termo não existia, mas acontecia do mesmo jeito.
    Eu era muito, muito, muito magra, então já ouvi até. Magrela, Olívia Palito, entre outros.

    Parece mesmo ser ótimo.
    Vai pro carrinho assim que eu encontrar uma promoção ;)

    Bjins



    ResponderExcluir
  6. Acho que essa é a segunda resenha que leio desse livro e foi bem mais positiva que a anterior.

    ResponderExcluir
  7. Essa é a primeira vez que leio uma resenha desse livro e realmente me arrepiei, é uma história tão absurda mas por incrível que pareça tão possível, me fez questionar até quando vamos viver essa pratica nas nossas escolas? Com certeza vou ler esse livro. :)

    ResponderExcluir
  8. Este livro me chamou atenção, a história parece ser tão boa quanto triste, mas infelizmente essa é a realidade...espero ler logo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo