segunda-feira, 21 de julho de 2014

Belleville - Felipe Colbert




Título:Belleville
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novas Páginas
Ano de Lançamento: 2014
Número de Páginas: 304






Recebi em parceria com a Editora Novo Conceito.

Belleville é o livro de estreia do autor Felipe Colbert na Editora Novo Conceito, publicado através do selo Novas Páginas. O autor tem  outros livros publicados no Brasil, mas essa é a primeira vez que tive a oportunidade de ler um livro de sua autoria.

Nessa história vamos conhecer o jovem Lucius, que acaba de se mudar para Campos do Jordão para iniciar seus estudos no curso de Matemática. Todo seu apoio financeiro vem de seu pai, por isso ele tem que economizar para poder viver na nova cidade e pagar o curso.

Por ter um aluguel mais barato, ele aluga uma casa muito antiga, grande e que parece guardar muitos segredos. Em uma de suas excursões para conhecer a casa, ele encontra uma construção inacabada nos terrenos dos fundos. Perto dessa construção ele encontra enterrado, um baú que contém um carta que irá mudar sua vida para sempre.

Através dessa carta ele vai  descobrir que a construção inacabada é um antigo projeto de uma montanha-russa. Estava sendo construída pelo o antigo morador da casa para sua filha Anabelle. Contudo, ele morre antes de terminar seu projeto, deixando Anabelle órfã. Tudo isso acontece no ano de 1964.

Lucius fica obcecado pela história contada na carta. Ele começa a se corresponder com a antiga moradora da casa e decide ajudar a realizar o sonho de Anabelle e seu pai. Nasce uma grande amizade entre eles que da início uma grande história que de impossível não tem nada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Belleville foi um romance que me surpreendeu!

Confesso que ao ler a sinopse fiquei imaginando que rumo a história iria tomar e se o escritor não iria se perder em meio a tantos detalhes, pois, a história se passa em dois períodos de tempo diferentes, com um intervalo de 50 anos.  Entretanto, o Felipe soube conduzir a história com leveza, engenho e simultânea simplicidade.

A narrativa em primeira pessoa, se alterna  em cada capítulo entre  Lucius e Anabelle. Belleville apresenta  uma  linda historia de amor e amizade. Com uma trama emocionante e envolvente que nos leva a diversas tipos de emoções  como a raiva, aflição e o amor. Anabelle passou por muitos apuros com seu tio Lino e em diversos momentos fiquei aflita com as coisas que acontecia com ela.

A parte que mais gostei foram as cartas trocadas entre os protagonistas. Felipe escreve  bem e as cartas apresentam uma narrativa cheia de detalhes e sentimentos, com um texto bem desenvolvido e riquíssimo em palavras.

Agora a parte que me fez refletir é sobre o que  Lucius fez para construir a montanha-russa. Não sei se eu agiria como ele, de abandonar seus sonhos para realizar o sonhos de outra pessoa. Eu ajudaria, mas não mudaria meus planos radicalmente por causa disso.

Quem gosta de uma bela história não pode deixar de conferir!

Leitura mais que recomendada!




4 comentários:

  1. Estou muito animada para ler esse livro. A história realmente parece bonita e com pontos legais para reflexão.
    Também gosto muito quando a trama se passa em épocas diferentes. E cartas quase sempre dão certo!!
    Ou seja, o autor parece ter conseguido juntar muita coisa bacana em um livro só.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Já tinha lido a sinopse há tempos atrás e me apaixonei pela história, entrou de imediato para a minha listinha de leitura. Parece ser um livro encantador, que com sua simplicidade consegue surpreender a todos. Fiquei muito curiosa de como eles começaram a se comunicarem através de cartas, já que são de tempos diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nataly!
    Não conheço o autor e não conhecia o livro, mas fiquei encantada com sua resenha!
    Uma casa antiga, segredos(amooooooo mistérios e afins rsrs), um baú, cartas.
    Não tenho ideia dos rumos que a narrativa vai seguir mas já estou ansiosa para ler o livro e andar nessa montanha russa (de emoções!).
    E ainda se passa em dois tempos, gosto d+++ disso.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Nataly, a capa é belíssima, mas confesso que não imaginava que se tratava desse assunto (eu nem havia reparado na roda gigant ao fundo; que mico kkk), mas me parece ser uma história linda e vale a pena conferir, darei uma chance, porém não fará parte de minhas prioridades....

    Bjssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Nataly Livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Clarissa Neves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo